Páginas

Dicas Oficiais do BLOG do ORKUT para navegar com segurança

Todos nós gostamos de nos divertir na internet, mas é importante saber das ameaças que existem na rede, como páginas e emails falsos, ou mensagens e links maliciosos. Perder a sua conta do orkut não é nem um pouco divertido, por isso listamos aqui algumas importantes dicas de segurança para impedir que você caia em alguma armadilha virtual:

Ignore correntes ou mensagens de phishing
Correntes são aquelas mensagens falsas (e normalmente alarmantes) que tentam te convencer a encaminhar essa mensagem para outras pessoas. Se você fizer isso, você acaba espalhando uma mentira para seus amigos. Já phishing é a tentativa de roubar suas informações pessoais através de emails e sites falsos. Estes são alguns sinais que te ajudam a reconhecer esse tipo de mensagem:

  • Mensagens sobre segurança ou assuntos sérios que pedem para você encaminhar para outras pessoas
  • Sites que tentam parecer com o orkut mas que não estão no nosso endereço oficial (www.orkut.com/ ou www.google.com/)
  • Páginas externas que pedem a senha da sua conta do Google ou do orkut por qualquer motivo
  • Mensagens sobre grandes mudanças, boas ou ruins, que vão acontecer com o seu orkut ou com a sua conta se você fizer (ou não fizer) algo
Lembre-se de que todos as novidades e mudanças do orkut são publicadas aqui no blog oficial do orkut. Então, se a informação que você recebeu não estiver aqui, provavelmente é uma mensagem falsa. Se você notar alguma atividade estranha na sua conta, troque sua senha imediatamente.

Use um bom cadeado
Você não protegeria a sua casa com um cadeado de brinquedo, certo? Na internet, é a mesma coisa! Use sempre senhas fortes e únicas em cada uma das suas contas, inclusive no seu orkut e no seu email. Veja algumas dicas sobre como criar uma senha forte e lembre-se de trocar suas senhas com frequência, principalmente se você achar que alguma delas pode estar em risco.

Diga não aos códigos e scripts
Nunca clique em links de códigos e nunca insira códigos (scripts) na barra de endereços do seu navegador enquanto estiver usando o orkut ou outros serviços - essa é uma das formas mais usadas para roubar suas informações. Em geral, a mensagem promete algum resultado incrível se você clicar no link ou copiar o código, mas fique esperto: na maioria das vezes, esse link ou código vai fazer alguma outra ação perigosa sem o seu conhecimento.

Atualize sempre seu navegador e antivírus
Acessar a internet com um navegador desatualizado é como dirigir um carro velho e quebrado: além de você não conseguir acelerar muito, as chances de acontecer algum acidente são muito grandes. Se você mantiver seu navegador da web sempre atualizado, as páginas da internet vão carregar muito mais rápido e você estará muito mais seguro, já que as versões mais recentes do navegador contém importantes atualizações de segurança. Não se esqueça de que atualizar o seu navegador é sempre grátis e leva poucos minutos. Além disso, se você usa o Google Chrome, você nem precisa se preocupar com isso, pois esse navegador é atualizado automaticamente para você.

Outra forma importante de manter seu computador seguro é ter sempre um antivírus atualizado. E a boa notícia é que você pode conseguir um bom antivírus de graça! Se o seu computador tiver algum vírus, primeiro livre-se dele e depois lembre de mudar todas as suas senhas, já que elas podem ter sido roubadas.

Feche a porta ao sair
Lembre-se de clicar no link "sair", no topo da página, sempre que acabar de usar o orkut - principalmente se você estiver usando o computador de outra pessoa, ou um computador compartilhado (como em uma lan house, biblioteca etc). Se você simplesmente fechar o navegador sem clicar em "sair", qualquer pessoa pode abrir o navegador mais tarde e entrar diretamente no seu perfil.


Fique de olho nesses pontos e navegue com mais segurança. Se quiser ainda mais dicas, visite nossa Central de Ajuda.

0 comentários: